Hoje trago para vocês um guia de perguntas e respostas dermatológicas relacionadas à malhação que surgem sempre no meu consultório e também nas minhas mídias sociais. Vamos direto ao ponto!

Malhar de maquiagem, pode ou não pode?

A malhação com maquiagens comuns não é uma boa ideia, pois esses produtos não permitem que a pele respire adequadamente, o que pode facilitar o aparecimento de dermatites, cravos e espinhas.

Durante o exercício físico, o metabolismo acelera, ocorre o aumento da vasodilatação –por isso que ficamos com o rosto vermelhinho – e a pele precisa, mais do que nunca, respirar. Assim, com a presença de camadas de produtos como base, pó e blush, a respiração da pele fica mais difícil, facilitando a proliferação de bactérias e, consequentemente, o aparecimento de espinhas e de alergias.

Dica: use o básico necessário, como um protetor com cor, por exemplo. E quanto mais fluido, melhor! Ao terminar a prática de exercícios físicos, higienize o rosto corretamente com seu sabonete de costume.

Malhar com perfume é uma boa ideia?

É bom estar cheiroso, mas cuidado com o uso de perfumes. Em contato com o suor, eles podem causar dermatites ou outros problemas. Se a atividade física for ao ar livre, os riscos são ainda maiores por conta da exposição solar.

Dica: opte por fragrâncias que venham de desodorantes ou protetores solares com fragrâncias discretas, assim você obtém mais benefícios de uma só vez.

Eu transpiro muito no couro cabeludo, posso usar shampoo a seco para não lavar os cabelos todos os dias após malhar?

A transpiração é basicamente cloreto de sódio, que promove o ressecamento da fibra capilar e, por isso, o ideal é que os cabelos sejam lavados após esse excesso de transpiração. Utilizar o shampoo a seco, assim como talco no couro cabeludo, pode ser um recurso para lançarmos mão eventualmente na correria do dia a dia, mas não frequentemente.

Os ativos dos shampoos a seco, assim como o talco, absorvem a gordura do couro cabeludo, mas não higienizam nem o couro nem os fios, por isso seu uso frequente não é recomendado para a saúde dos fios.

Dica: se você transpira de forma excessiva no couro cabeludo durante o exercício físico e não consegue lavar os cabelos todos os dias, saiba que injeções de toxina botulínica, o famoso “botox”, são utilizadas para esses casos com bastante eficácia, reduzindo a transpiração do couro cabeludo por aproximadamente 8 meses e melhorando muito a qualidade de vida dos indivíduos praticantes de atividade física diárias. 

Meus cabelos estão mais quebradiços depois que comecei a malhar, o que pode ter acontecido?

A tração constante dos fios sempre de uma mesma maneira, ou seja, sempre um mesmo coque, um mesmo rabo de cavalo, com uma tração muito intensa pode tornar os fios mais quebradiços sim. Isso pode se tornar ainda pior se a atividade física for externa, pela ação da radiação, do vento e da poluição.

Dica: evite prender os fios com muita força e sempre da mesma maneira. Aplique um leave-in de preferência com ação fotoprotetora (com FPS) antes de sair para a rua correr ou se exercitar. Ao lavar os cabelos, borrife um pouco de água termal ou água mineral para finalizar. Hidratações mensais no salão sem excesso de cauterizações também ajudam.

Posso malhar de boné? Quais cuidados devo tomar?

Imagina o couro cabeludo querendo transpirar e não conseguindo pela presença do boné? Então, não é o ideal, pois o couro cabeludo precisa arejar. O boné não permite que as glândulas sudoríparas eliminem seu conteúdo livremente e o bloqueio dessa saída pode gerar o aparecimento de um quadro de foliculite. Fora isso, o suor em contato com a pele do couro cabeludo por um tempo maior propicia uma maior proliferação de fungos e bactérias aumentando o risco de um quadro de dermatite seborreica, a famosa caspa.

Como higienizar a pele do rosto antes e após a malhação?

Passo 1. Antes da malhação não há segredo nenhum, somente higienizar a pele para remover maquiagem com demaquilante, e na sequência, um sabonete indicado para sua pele.

Passo 2. Aplique um filtro solar caso a atividade seja externa, usando o mínimo necessário para deixar a pele transpirar, evitando assim, o desenvolvimento de dermatites de contato.

Passo 3. Ao terminar o exercício, higienize bem com seu sabonete de costume, aplique água termal ou água mineral e proceda com seus cremes de costume.

E se não consegue usar protetor, porque escorre no meu olho durante a prática de exercícios, saiba que isso não é mais desculpa!

Hoje existem diversas formas de se proteger durante a prática de atividades físicas sem arder os olhos. Os protetores em formato de bastão, por exemplo, não escorrem e possuem versões com e sem cor. Sempre lembrando que todo protetor com cor protege mais do que os sem cor.

Um estudo publicado no British Journal of Dermatology, avaliou a fotoproteção de cada protetor de acordo com sua forma de apresentação, ou seja: fluido; loção; creme; gel; pó compacto; pancake e bastão, e o quanto de fato eles conferiam de FPS. Com exceção da loção, todos os outros tipos apresentaram menos de 50% da proteção dita na embalagem, chegando a valores preocupantes, como o pó compacto, que apresentou 90% a menos de proteção.

Bom, e depois dessa, quem já se convenceu a voltar a usar a boa e velha loção, procure pelos dizeres “safe eye tech” no rótulo do protetor, assim você terá encontrado seu protetor solar ideal. Se escorrer no olho, não vai arder,  mas lembre-se: transpirou, reaplicou!

Qualquer questão, ou se quiserem saber mais alguma coisa, por favor, enviem no meu Instagram que eu vou adorar falar mais sobre o tema aqui com vocês.

*O conteúdo dessa matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do IstoÉ.

Referências Bibliográficas

Ando Y, Ohshima Y, Yanagishita T, Watanabe H, Tamada Y, Akiyama M, Watanabe D. Clinical utility of botulinum toxin type A local injection therapy for head and forehead hyperhidrosis. J Dermatol. 2022 Jul;49(7):719-723. doi: 10.1111/1346-8138.16368. Epub 2022 Apr 7. PMID: 35393718.